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domingo, 28 de abril de 2013

Linguagem Digital - Proposições Curriculares para a Educação Infantil - Prefeitura de Belo Horizonte

        A prefeitura de Belo Horizonte, juntamente com vários profissionais da Educação Infantil de diversas áreas de atuação, publicou em  2008 as Proposições Curriculares para a Educação Infantil do Município, que foi baseada e escrita tendo em vista a concepção sobre as múltiplas linguagens que permeiam a Educação Infantil. Dentre as linguagens explicitadas em tais Proposições, destaco a parte que se refere a Linguagem Digital, escrita por Ana Flávia Colen Castelo Borges, educadora e importante profissional ligada às Tecnologias Digitais na Educação, principalmente no que se refere à Educação Infantil. 
         No que se refere a essa linguagem, Ana Flávia pontua em seu texto que a mesma está presente na sociedade contemporânea e, por sua vez, influencia diretamente na educação e no processo de ensino aprendizagem.  Além de fazer uma retrospectiva história sobre a Linguagem Digital na Educação, perpassando pela Linguagem LOGO e suas implicações no cotidiano escolar, a autora explicita, ainda, como o professor pode utilizar a Linguagem Digital em cada faixa etária da Educação Infantil, bem como as capacidades que podem ser desenvolvidas nas crianças. De acordo com a referida autora: “Para a criança da nossa sociedade, o computador passa a ser visto como o novo brinquedo, objeto interessante de manipular, explorar e projetar seu interesse pela descoberta.”. (p.111).
       Pensando nessa perspectiva, o vídeo abaixo demonstra de maneira satisfatória a relação das crianças com as tecnologias, que funcionam como um instrumento para que o professor possa ampliar as suas capacidades de ensino-aprendizagem e estimular nas crianças possibilidades de construção de conhecimento.


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